O Som do Brasil com Orquestra de Câmara de Blumenau e Renato Borghetti

Informações sobre o ingresso
Descrição Disponível até Valores
Inteira/Meia
ENTRADA FRANCA 31/10 Gratuito
Informações sobre o evento

O Som do Brasil com Orquestra de Câmara de Blumenau e Renato Borghetti

Luiz Gonzaga é homenageado em nova temporada da  Orquestra de Câmara de Blumenau

Renato Borghetti e Felipe Coelho serão solistas em apresentações em Santa Catarina e no Paraná, em outubro e novembro.

A Orquestra da Câmara de Blumenau inicia no dia 23 de outubro, a turnê O Som do Brasil que homenageará, em uma das etapas, um ícone da música brasileira: Luiz Gonzaga. Serão cinco apresentações em Santa Catarina, nas cidades de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque e Itajaí, e uma, no Paraná – em Curitiba. Os concertos terão entrada franca e os ingressos deverão ser retirados nas bilheterias do local por ordem de chegada, uma hora antes do espetáculo. A turnê é realizada pelo Ministério da Cultura com o patrocínio das empresas Banco Bradesco e Cia. Hering.

A primeira etapa terá como solista o acordeonista Renato Borghetti, com apresentações nos dias 23 de outubro, em Joinville, 24, em Blumenau, 31 de outubro, em Jaraguá do Sul, e 1º de novembro, em Curitiba. Na segunda etapa, o solista convidado é Felipe Coelho, com concertos nos dias 16 e 22 de novembro, em Brusque e Itajaí, respectivamente. A temporada contará com arranjos originais do maestro Daniel Bortolosy e do violonista Daniel Sá.

Segundo o diretor artístico do espetáculo, o músico italiano Daniele Girardello, o objetivo da nova temporada é valorizar a música e os solistas brasileiros. “O Brasil é conhecido mundialmente pela diversidade de culturas e a turnê contemplará a música e os ritmos nacionais com solistas consagrados, como o Renato Borghetti, e novos talentos como o Felipe Coelho”, anuncia.

A homenagem a Luiz Gonzaga será durante a primeira fase. “Compositor e músico virtuoso e versátil, Gonzaga soube representar o seu povo e cantou o nordeste como ninguém havia feito”, destaca Daniele Girardello. “Com Renato Borghetti e os arranjos inéditos, elaborados por Daniel Bortolosy e Daniel Sá, a apresentação pretende fundir a música instrumental erudita à folclórica regional do norte ao sul do país”, ressalta.

No repertório apresentado por Renato Borghetti estarão clássicos como Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, e Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e também Fronteira, de Renato Borghetti e Daniel Sá, e Milonga para Missões, de Gilberto Monteiro.

Encontros

Borghetti gravou com Gonzaga na década de 1980, para um álbum do artista nordestino. “Foi muito tranquilo gravar com ele, já que ambos tocamos gaita, eu com a gaita-ponto e ele com a pianada. A gaita é tocada em todas as regiões do Brasil e, por isso, a escolha por homenagear Luiz Gonzaga faz esse elo naturalmente”, considera Borghetti. Há mais de 20 anos, Renato Borghetti faz concertos com a Orquestra da Câmara de Blumenau. “É muito prazeroso reunir os amigos. O encontro é muito bonito e isso se reflete no palco. Na hora de tocar, a música sai com facilidade”, afirma.

 A segunda etapa será marcada por uma estreia: será a primeira vez que o compositor e violonista catarinense Felipe Coelho toca em uma turnê da Orquestra da Câmara de Blumenau. Destaque da nova geração da música instrumental brasileira, Coelho atua com orquestras nacionais e internacionais e já se apresentou em Chicago, Nova Iorque (EUA), Shanghai (China) e Buenos Aires (Argentina). “O Brasil tem uma pluralidade musical notável e cada região tem uma voz. Há abertura para fusões e vejo assim o meu lugar, com a possibilidade de representar o momento presente e oferecer composições pelo violão de sete cordas, um instrumento que desenvolveu uma identidade própria no país”, comenta Felipe Coelho.

O repertório da etapa com o violonista terá cinco músicas autorais, como Choro Fantasiado e Antigos Caminhos, e obras da música erudita de Johann Sebastian Bach, Béla Bartók e Carlos Gomes.

Ingressos gratuitos retirar uma hora antes do concerto.

Produção: 3222-2714

 

Dúvidas
Tem alguma dúvida sobre o evento? Envie seu comentário pra gente.