Jaraguá em Curtas

Hora Descrição Local Duração Classificação
14:00 Jaraguá em Curtas SCAR Junho a Ag Livre
Informações sobre a entrada

Os ingressos podem ser retirados na Bilheteria da SCAR, localizada na rua Jorge Czerniewicz, número 160, bairro Czerniewicz.

Informações sobre o evento

Jaraguá em Curtas ganha segunda edição

De 16/06 a 01/09 das 14h às 17h

O investimento para a oficina é de R$ 220 mensais e as inscrições, com vagas limitadas, devem ser feitas pelo e-mail  jaraguacurtas@gmail.com

Projeto desenvolvido pelo Escritório de Cinema busca promover a produção local de cinema de ficção

"Uma câmera, um roteiro e alguns amigos para ajudar. Assim começou a carreira de muitos cineastas que hoje vemos na tela grande", brinca Gilmar Moretti, cineasta e mentor do Jaraguá em Curtas.

O “Jaraguá em Curtas” nasce do desejo de contar histórias locais, utilizando vozes e talentos regionais.

Aulas de roteiro, exibição e debate sobre os clássicos do cinema e masterclasses com profissionais convidados são as atrações do projeto Jaraguá em Curtas. As atividades começam em junho, na SCAR de Jaraguá do Sul, e terão duração de três meses, com todo o apoio e estrutura da produtora Escritório de Cinema.

Esta é a segunda edição da oficina, a ser realizada 10 anos depois da primeira experiência de oferecer formação teórica e prática na produção de filmes. Em 2008, encabeçado por Gilmar Moretti e Carlos Henrique Schroeder, o projeto culminou no desenvolvimento de cinco curtas-metragens e um livro publicado pela Design Editora, com os sete roteiros selecionados.

Jaraguá em Curtas será dividido em duas etapas: roteiro e produção, sempre com encontros semanais na SCAR. “O objetivo é fomentar o cenário local. Juntar pessoas interessadas em fazer cinema e oferecer treinamento profissional e assessoria para que no final do processo quatro curtas-metragens de ficção sejam produzidos aqui na cidade.”, afirma Moretti.

Na primeira etapa, de junho a agosto, o foco será roteiro e durante as aulas também serão abordados temas como dramaturgia e direção. Haverá exercícios práticos de escrita, câmera e edição de imagens, com a produção e publicação de quatro roteiros escritos pelos alunos e prontos para a fase de produção. Na segunda etapa, em 2019, esses roteiros serão produzidos, ou seja, direção, filmagem e edição dos curtas-metragens.

Carlos Daniel Reichel será o principal instrutor de roteiro, trazendo o aprendizado e experiências vividas durante o mestrado de escrita dramática nos Estados Unidos. Reichel, que já participou de oficinas de roteiro pelo Brasil, acredita que o diferencial do Jaraguá em Curtas é a duração do curso, além do desdobramento prático que irá produzir quatro filmes curtos na segunda etapa: “Será uma oficina com grande profundidade teórica, mas o melhor é que algumas das ideias que nascerão durante a primeira etapa ganharão às telas num segundo momento. Isso é especial", completa. 

Produção: Escritório de Cinema - (47) 3371-4386 / escritoriodecinema@gmail.com 

 

Dúvidas
Tem alguma dúvida sobre o evento? Envie seu comentário pra gente.